2 de set de 2013

PANQUECAS DOCES TIPO AMERICANAS ( VEGANA )


Receita 100% vegana e integral.
Sem glúten e sem açúcar refinado.


Medida de 1 copo padrão da receita = 240ml

Ingredientes :

- 1 + 1/4 copo de farinha de arroz integral

- 3 colheres de sopa de amido de milho

- 3 colheres de sopa de amido de batata

- 2 colheres de chá de fermento em pó

- 1/2 colher de chá de sal

- 1/2 colher de chá de canela em pó

- 2 colheres de sopa de óleo de canola

- 1 a 1+1/4 copos de leite de soja – pode ser substituído por leite de amêndoas ou arroz.

- 2 colheres de sopa de maple.

- 1 colher de chá de extrato de baunilha – opcional

Modo de Preparo

1. Misture a farinha, amido de milho, amido de batata, fermento, canela e sal em um recipiente médio.

2. Faça um buraco no centro da mistura e adicione os ingredientes líquidos: óleo, leite de soja, maple e baunilha (se utilizar). Misture todos ingredientes até formar a massa. Deixe descansar por 5 minutos.

3. Pré-aqueça uma frigideira levemente untada com óleo por 2 minutos em fogo médio. Coloque 1/3 de copo da massa por vez. Cozinhe até começar a formar bolhas na superfície e vire com auxílio de uma espátula. Cozinhe por mais 1 minuto. Ambos lados devem estar dourados.

As panquecas são servidas com frutas frescas e Maple Syrup  - um açúcar tipo melado, natural e delicioso extraído da árvore chamada Maple Tree.
Existem diferentes espécies de árvores que produzem este melado. Em áreas frias estas árvores armazenam um carboidrato nos caules e raízes antes do inverno, o qual é transformado em açúcar e escorre como seiva na primavera. Quebec, Canadá é o maior produtor de Maple do mundo.

As panquecas também podem ser servidas com geléias ou compotas de frutas e frutas frescas.

Rende 8 panquecas.

Dicas para panquecas perfeitas :

 -  Deixe a massa descansar por 5 minutos antes de colocar no fogo. Este tempo permite que os ingredientes secos absorvam o líquido e a massa adquira a consistência correta.

 -  Sempre comece com menor quantidade de leite vegetal (seja qual for o leite de sua opção). Adicione mais leite se a massa parecer seca, sempre 2 a 3 colheres de sopa por vez. Quando colocar a massa na frigideira, a mesma deve  escorrer pouco e lentamente para os lados.

 -  O tempo de cocção é muito variável conforme o calor e os ingredientes. Usualmente a hora ideal para virar a panqueca é quando bolhas começam a aparecer na superfície da massa. Também pode-se “espiar” erguendo suavemente a massa com uma espátula para ver se já está dourada antes de virar completamente. A primeira panqueca é sempre a “panqueca teste” e serve para verificar se o calor está ideal.


Fonte:  Natural Chef Cuisine

Nenhum comentário:

Postar um comentário