3 de set. de 2013

EX-GUNS N' ROSES PROTESTA CONTRA CAÇA ANUAL DE GOLFINHOS NO JAPÃO


O ex-baterista das bandas Guns N' Roses e Velvet Revolver Matt Sorum, de 52 anos, se reuniu nesta segunda-feira (2) com um grupo de ativistas no Japão para protestar contra a caça anual de golfinhos na vila de pescadores de Taiji, no centro do país.

Sorum é a mais recente celebridade a aderir à campanha global para impedir a matança desses animais em Taiji, que ficou famosa por ter sido pano de fundo do documentário "The Cove – A baía da vergonha", vencedor do Oscar de 2010 na categoria.


 O filme chama a atenção para as mortes em massa de golfinhos e botos – cerca de 23 mil por ano no Japão –, que são levados para uma enseada (cove, em inglês), onde são abatidos com facas e lanças de pescadores em pequenos barcos. O documentário chama a prática de "desnecessária e cruel" e trata, ainda, dos riscos de contaminação da carne por mercúrio.

Ao lado de Sorum, participou também da manifestação o ativista americano Ric O'Barry, que estrelou "The Cove" e na década de 1960 capturou e treinou os cinco golfinhos fêmeas (Susie, Kathy, Liberty, Patty e Sharky) usados na série de TV "Flipper" – que em 1963 virou o filme homônimo.

Após Kathy ter morrido em seus braços, o que O'Barry acreditou ter se tratado de suicídio, o treinador fez uma transição radical em sua vida, fundou o Projeto Golfinho e começou a combater a matança e a manutenção desses mamíferos em cativeiro.


Fonte:  Globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário