6 de dez de 2013

México: Praça de touros dá lugar a Casa da Cultura, Artes e Ofícios


A praça de touros do município de Jiutepec começou a ser demolida no México, para dar lugar a um novo espaço dedicado à cultura, artes e ofícios.

A decisão foi contestada por um grupo de aficionados da tauromaquia, designado “Comité del Corral de Toros” o que levou a Presidente da Autarquia, Silvia Salazar Hernández, a realizar uma consulta pública à população no passado dia 21 de Julho, para que os habitantes pudessem emitir a sua opinião sobre o assunto. A esmagadora maioria da população apoiou a demolição da praça de touros: 90,6% votaram a favor, 6,6% contra e 2,8% foram votos nulos.

O novo espaço cultural, que irá substituir a praça de touros, inclui a instalação de um projeto de Radio e Televisão Cultural através da internet, num investimento superior a sete milhões de pesos, financiados pelo Conselho Nacional para a Cultura e as Artes.

O Diretor do Instituto de Cultura de Jiutepec, Jovan Taylor Marías, manifestou a necessidade de dar início a estas obras, uma vez que havia o risco de recurso por parte do denominado “Comité del Corral de Toros” que a todo o custo tentava evitar a concretização deste projeto pressionando as autoridades locais.

Consulta popular em Jiutepec. 90,6% dos cidadãos aprovaram a demolição da praça de touros.


Fonte:  Basta - Cidadãos Pela Abolição das Touradas em Portugal

Nenhum comentário:

Postar um comentário