8 de mai. de 2013

HAMBURGER DE GRÃOS COM PATÊ DE ALHO-PORÓ ( VEGANO )


Que tal comer um hambúrguer que, além de nutritivo, ajuda você a manter o corpo em boa forma e não envolve sofrimento de animais?

A eco chef Marta Tatini mostra como é possível realizar essa proeza. Na receita desta semana, ela utiliza grãos para criar a massa de um hambúrguer saboroso e cheio de proteína. "E ainda ajuda a emagrecer", garante.

Entre os ingredientes está o feijão-branco, que contém a faseolamina, uma proteína que ajuda a inibir o processo de digestão do carboidrato e retarda a absorção de açúcares no sangue.

O grão-de-bico, também presente na receita, tem mais outras vantagens. Repleto de fibras, zinco, potássio, ferro, cálcio e magnésio, pode aumentar a massa muscular, reduzir o nível de colesterol e regular o intestino, se for consumido diariamente.

"Mas o que faz dele um alimento ainda melhor é o triptofano, o mesmo aminoácido presente no chocolate, que eleva a produção de serotonina e deixa as pessoas felizes", diz Marta.

 Hambúrguer de grãos com patê de alho-poró
(sem glúten, sem lactose e sem ovos)

Ingredientes :

½ xícara de grão-de-bico
½ xícara de feijão branco
½ xícara de azuki
1 copo de farinha de mandioca torrada ou farinha de arroz integral
1 colher de tahine
1 cebola
1 colher de zattar
Sal e ervas aromáticas a gosto

Modo de preparo:

Deixe os grãos de molho pelo menos 12 horas. Jogue a água fora e cozinhe-os todos juntos. Quando estiverem bem macios, tempere com todos os ingredientes e bata tudo num processador até obter uma pasta. Coloque essa massa em forminhas de hambúrguer e leve ao forno aquecido a 180ºC até formar uma crosta por fora. Sirva com vegetais orgânicos e um pão de biomassa.

Rendimento: 10 hambúrgueres

Martha Tatini é eco chef de Gastronomia Orgânica e professora e mestre em Educação Alimentar e Ambiental, especializada em gastronomia natural, ayurvédica e orgânica. Realiza buffets orgânicos, consultoria e entrega de refeições orgânicas gourmet.

e-mail: marthatatini@uol.com.br
Telefone: 0/xx/11/95385-5292
Acesse o site www.taiobagastronomia.com


Fonte: Uol

Nenhum comentário:

Postar um comentário