11 de abr de 2011

JAULAS VAZIAS - TOM REGAN

JAULAS VAZIAS 
Autor : Tom Regan

Tom Regan é reconhecido mundialmente como um dos “papas” da teoria dos direitos animais e do movimento em defesa desses direitos.


Jaulas Vazias – seu primeiro livro publicado no Brasil – é sua mais recente, completa, original e iluminadora defesa dos direitos animais.
Com calma e lucidez, como em uma conversa franca e direta com o leitor, Tom Regan nos conduz primeiro pelo território conceitual da ética humana e do valor moral independente de cada vida humana individual. Examinando as razões fundamentais dos direitos humanos, e as supostas diferenças essenciais dos animais não-humanos, Regan nos revela uma surpreendente conseqüência lógica: devemos reconhecer que eles também têm direito à vida, à integridade física e à satisfação de necessidades biológicas, individuais e sociais. Por isso, devemos estender aos animais o respeito e tratamento que merecem enquanto sujeitos de vidas individuais.
Em todo o livro, seguimos o autor nas difíceis indagações que o inquietaram pessoalmente – desde uma juventude de completa inconsciência das horrorosas realidades vividas pelos animais explorados para diferentes benefícios humanos – e que o transformaram em ativista dos direitos animais.

O autor também analisa cuidadosamente alguns mitos, por exemplo, a retórica fraudulenta do “tratamento humanitário” comumente adotada pela indústria de exploração de animais, as leis que podem funcionar para legitimar a crueldade institucional e a imagem negativa que a mídia de massa cria indistintamente sobre todos os ativistas dos direitos animais.

Escrito de forma elegantemente simples, o livro cobre um amplo leque de tópicos de forma acessível e envolvente. Já nasce como um clássico.

Tom Regan, Professor Emérito de Filosofia da Universidade da Carolina do Norte, é reconhecido mundialmente como um dos maiores nomes da Bioética, especialmente da teoria dos direitos animais. Vegetariano há 30 anos, seus numerosos escritos e livros têm marcado o movimento em defesa dos direitos animais.
Publicou, entre outros, The Case for Animal Rights e Animal Rights and Human Obligations (organizado juntamente com Peter Singer).

Nenhum comentário:

Postar um comentário