3 de dez de 2012

SP - PARADA VEG 2012 - "A PAZ COMEÇA NO PRATO"


Em sua quarta edição, a Parada Veg teve neste ano o Tema: "A Paz Começa no Prato". 
 
Usando máscaras e com faixas e cartazes, cerca de 300 pessoas participaram de uma passeata neste domingo (2) em São Paulo para divulgar o vegetarianismo.

O objetivo do evento foi “celebrar os benefícios desta escolha de consumo sobre a nossa saúde, o meio ambiente e os animais”, informaram os organizadores.

O movimento, convocado na internet pela Sociedade Vegetariana Brasileira, teve início na avenida Paulista por volta das 10h e rumou para a praça Roosevelt, no centro, às 16h30. Uma faixa da rua da Consolação chegou a ser interditada durante o trajeto.

"A partir do momento que se tira a vida do animal, não tem como se falar de paz", diz a atriz Sulivan Sena, 27, uma das organizadoras do evento. "O animal é explorado, submetido a tortura. É um hábito que a gente tem que transcender", completa.

Em uma performance na praça, atores representavam um frango ensanguentado, um boi que carregava um cifrão e um açougueiro que golpeava o planeta Terra.
A socióloga Marly Winkler, 58, presidente da entidade organizadora e vegetariana há quase 30 anos, explica a apresentação: "Há impactos da nossa alimentação também sobre o meio ambiente. Na Amazônia, 80% do desmatamento é causado pela pecuária e pela soja".

O biólogo Guilherme Carvalho, coordenador de departamento de meio ambiente da SVB, explica que o movimento defende os "três eixos da opção vegetariana: os animais, o meio ambiente e as pessoas".

Uma pesquisa recente do Ibope, que revelou que 8% da população do país se declara vegetariana, animou os organizadores da parada. "Significa 15 milhões de brasileiros. Ficamos bem animados com esse resultado", diz Carvalho.

A produtora de cinema Fernanda Mayrinck, 35, veio do Rio de Janeiro só por causa do ato. "É absolutamente importante difundir essa causa para um mundo melhor. É uma indústria do mal essa indústria do consumo de animais", afirma a carioca, que também organiza uma mostra com documentários sobre o tema.

No final do ato, já de noite, os organizadores serviram uma "feijoada vegana": feijão preto, cenoura, batata, amendoim e presunto vegetal defumado.

Nos anos anteriores, os atos, que são sempre marcados para o primeiro domingo de dezembro, se concentraram no vão do Masp. Em 2011,  o evento chegou a reunir 500 pessoas.


PROGRAMAÇÃO:
12h - Mutirão na Horta do Ciclista
14h - Piquenique na Praça do Ciclista
14h - Preparação de faixas e estêncil
15h - Meditação guiada
15h30 - Concentração com fanfarra (traga seu instrumento sem couro)
16h30 - Saída da Praça do Ciclista
17h30 - Chegada na Praça Roosevelt
18h - Feijoada vegana (traga sua colher)
18h - Oficina - Aprendendo a pedalar
18h - Shows - Familia Gangsters (abertura Dupla Caipira de Reggae)


Site da Parada Veg: http://www.paradaveg.org/ | Evento no Facebook

Veja abaixo algumas imagens:



Assista o Vídeo :



Fontes:
Folha de S.Paulo
ParadaVeg

Nenhum comentário:

Postar um comentário