Foto: Guilherme Carvalho
Quarta edição do evento, emociona público e lota Cinemateca
Nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro, Curitiba recebeu uma maratona de filmes que fez transbordar emoções e sentimentos de diversos tipos: consternação, revolta, alegria, ternura e esperança, todas elas se revezando a cada cena exibida. Abordando diversos aspectos dos direitos dos animais, a IV Mostra Internacional de Cinema pelos Animais exibiu mais de 20 produções entre curtas e longas brasileiros, além de produções dos Estados Unidos, França, Portugal, Holanda e Canadá e contou com outras atrações, todas relacionadas ao respeito amplo aos animais (confira os filmes exibidos logo abaixo). O evento teve público recorde, com diversas sessões com lotação máxima. Vários diretores, atores e ativistas dos direitos dos animais também prestigiaram da Mostra.
Os filmes homenageados pelo público e que receberam o Oscow 2013 foram o curta brasileiro 'O Pé de Picanha - O Caipira' (SP, 2013) de Ricardo Honório e os longas 'Como me tornei um elefante' (EUA, 2012) de Tim Gorski e 'Os Fantasmas na Nossa Máquina' (Canadá, 2013), de Liz Marshall. Já a produção da Mostra homenageou o longa francês 'A.L.F.', de Jérôme Lescure, que através de uma história baseada em fatos relata o resgate de animais que eram usados para testes de laboratório. Após o filme, ativistas da ALF Brasil que participaram recentemente do resgate dos beagles no Instituto São Roque, realizaram um bate-papo com o público.
“A Mostra foi um sucesso tanto em relação ao público, pessoas vieram de Brasília, São Paulo, Minas Gerais, Florianópolis e diversos outros lugares especialmente para a Mostra Animal, quanto em relação à discussão que ela proporcionou a todos os envolvidos. Além dos filmes que mostram as mais diversas e sistemáticas formas de exploração aos quais animais são submetidos pelos seres humanos, o público pôde assistir a produções inspiradores ao conhecer histórias de pessoas que mudaram seus hábitos e costumes transformando-se em verdadeiros exemplos dedicados aos Direitos Animais e sua propagação ao redor do mundo”, disse o coordenador da Mostra Animal, Ricardo Laurino.
Ao término do evento ficou a promessa de que em 2014 a 5ª edição virá com força ainda maior e a expectativa é de que até lá a questão possa ter avançado em prol do respeito a todos os animais.
Saiba mais no site Mostra Animal
Nenhum comentário:
Postar um comentário